3 de maio de 2018

Badminton em Festa em Évora


5º Momento dos Torneios de Divulgação da Zona Sul


O 5º e último Momento dos Torneios de Divulgação de Badminton da Zona Sul desta época desportiva realizou-se no dia 25 de abril de 2018, no Pavilhão da Escola EBI+JI da Malagueira - Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício  (Escola da Malagueira), em Évora. O Torneio, integrado nas comemorações do 25 de abril, contou com mais de 30 atletas desde os 7 anos aos 19 anos, distribuídos por cinco Clubes: O Clube de Badminton de Évora, a Escola Secundária Severim de Faria, a Escola EBI+JI da Malagueira, a Escola Secundária André de Gouveia e a Escola Secundária Gabriel Pereira. A prova, integrada no calendário Oficial da Federação Portuguesa de Badminton, foi organizada pelo Clube de Badminton de Évora. Em simultâneo, realizou-se também um Torneio para os Atletas Seniores e Veteranos.

Com o apoio da Federação Portuguesa de Badminton, da Câmara Municipal de Évora, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e do Jornal Diário do Sul,  na Época desportiva 2017/2018 foram realizados pelo Clube de Badminton de Évora cinco Torneio de Divulgação, envolvendo mais de 200 atletas e cinco Clubes. Estes Torneios têm como principal objetivo divulgar a modalidade e incentivar os mais jovens à prática desportiva, sobretudo praticantes escolares inseridos ou não nos núcleos do Desporto Escolar. São Torneios abertos a todos os escalões etários não seniores e provas, masculinos e femininos, independente do conhecimento da modalidade. Assistiram-se a momentos de enorme alegria e salutar convívio entre os mais jovens, os “cotas” e entre todos os que participaram e organizaram esta prova. No final foram distribuídas medalhas e t-shirts alusivas ao Badminton, gentilmente oferecidas pela Federação Portuguesa de Badminton.

No âmbito do Desporto Escolar os Professores de Educação Física têm vindo a aderir a esta modalidade na nossa região, com uma participação muitíssimo ativa na divulgação e promoção do badminton, sendo de destacar o trabalho que tem sido realizado pelos Prof. Maria Neves  (EBI+JI da Malagueira), Prof. Francisco Cardoso (Escola Secundária André de Gouveia), Prof. Arménio Reis (Escola Secundária Gabriel Pereira) e o Prof. Fernando Marmeleira (Escola Secundária Severim de Faria).

Uma outra iniciativa do Clube de Badminton de Évora que muito contribuirá para o desenvolvimento do badminton na Região Alentejo a curto e médio prazo é o Curso de Badminton que se realizou/realiza em Évora nos dias 13 e 14 de abril e 27 e 28 de abril, com o apoio do Direção Geral de Educação – Divisão do Desporto Escolar e do Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, e que contou com a presença de mais de 30 Professores de Educação Física desta região.

O resultado destas e de outras iniciativas culminará na realização de mais Edição do Torneio Luso-Espanhol de Badminton, a realizar nos dias 6 a 8 de julho de 2018, em Évora, com o apoio da Eurorregião EUROACE (Alentejo, Centro, Extremadura) e da Eurorregião EUROAAA (Alentejo, Algarve, Andaluzia), acreditando-se que este evento desportivo é importante para o estreitamento das relações raianas, para o mútuo conhecimento entre povos e para o desenvolvimento efetivo de uma cultura de cooperação transfronteiriça. Uma verdadeira a Festa ao Badminton, fazendo com Évora se afirme cada vez mais como ‘capital ibérica do badminton’.    



Sem comentários: