5 de março de 2018

Dia Internacional das Mulheres, Jogos Olímpicos e Badminton




8 de março de 2018

No desporto olímpico a caminhada da igualdade de direitos entre Homens e Mulheres tem sido longa e demorada.
Senão vejamos:
·         A ONU oficializou a data e o motivo em dezembro de 1977, para recordar as conquistas sociais, políticas e económicas das Mulheres.
·         No desporto olímpico a igualdade de direitos tem demorado o seu tempo. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos no ano de 776 AC as Mulheres não foram autorizadas a participar.
·         Nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas 1896, as Mulheres também não foram autorizadas a participar.
·         Na segunda edição dos Jogos Olímpicos, em Paris 1900, as Mulheres participaram nas seguintes modalidades: golfe, ténis e críquete.
·         Somente nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 as Mulheres estiveram presentes em todas as modalidades disputadas pelos Homens.
·         O badminton foi modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Munique 1972 e Seul 1988; de competição em Barcelona 1992, tendo Fernando Silva (Peniche) e Ricardo Fernandes (Madeira) integrado a Comitiva Portuguesa, participando na prova de Pares Homens.
·         Nos Jogos Olímpicos Brasil 2016, ano em que se comemorou 120 anos do desporto olímpico, continua a registar-se uma significativa diferença de participação entre Homens e Mulheres: aproximadamente 1/3 dos atletas são Mulheres; 2/3 são Homens – uma proporção de 1 para três.
·         Em vários desportos existem diferenças na competição entre Homens e Mulheres: estas diferenças incluem provas distintas no atletismo, peso dos equipamentos, número de provas (as mulheres disputam o heptatlo e só os homens pode participar no decatlo, por exemplo); distâncias diferentes no ciclismo; nos aparelhos da ginástica; nos tempos das lutas no judo; no tamanho da barra de levantamento dos pesos; no número de equipas participantes no pólo aquático; na distância dos alvos no tiro com arco, nas provas de velas entre outras diferenças.
·         Na modalidade de badminton, até hà poucos anos, havia diferença em números de pontos por partida na prova de Singulares Homens e Singulares Senhoras.
A caminhada tem sido longa e, neste Dia Internacional da Mulher, ao falarmos em direitos iguais e Jogos Olímpicos, constatamos que ainda estamos longe, muito longe de atingir este desiderato.

Respeitando os direitos e as conquistas das Mulheres, compartilhe esta mensagem, e deseje a todas as Mulheres um Feliz Dia Internacional das Mulheres!
A Presidente da Direção  
Maria José Gomes


Sem comentários: