28 de fevereiro de 2008

Pequim 2008

Portugal está muito perto de inscrever dois jogadores para singulares nos Jogos de Pequim'08.

Este objectivo, a ser alcançado, constitui o maior feito em 55 anos do badminton português – o primeiro torneio em Portugal é de 1953 e foi organizado por Henrique Pinto, no Lisboa Ginásio Clube. Nos Jogos de Barcelona (1992) estiveram Ricardo Fernandes e Fernando Silva (só em pares).
Marco Vasconcelos e Filipa Lamy são os atletas que podem garantir presença nos Jogos Olímpicos. Ambos ocupam posições que dão acesso ao apuramento, mas têm de esperar pelo ranking final da IBF, a 1 de Maio. Até lá competem em torneios na Alemanha, Croácia, Portugal, Roménia e Finlândia.

“Estive parado dois anos, após Atenas, pois resolvi terminar a carreira de jogador. Mas o actual director técnico regional, Duarte Anjo, e o próprio Governo Regional da Madeira, apresentaram-me projecto para os Jogos de Pequim. Com o apoio do Governo Regional e da Federação, desde que integrei o Nível 3 do COP consegui meios para obter resultados susceptíveis de valer qualificação”, refere Marco Vasconcelos, jogador madeirense que esteve nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas.

Já Filipa Lamy pode vir a fazer história como a primeira mulher portuguesa a entrar nos Jogos por esta modalidade. A jogadora da Lourinhã está muito bem posicionada. Integrando um projecto muito pessoal, juntamente com o seu treinador, Daniel Moura, Filipa já correu meio Mundo, competindo em torneios que lhe permitiram somar pontos suficientes para sonhar com a presença em Pequim.

Muitos dos projectos que visam o apuramento olímpico são de iniciativa pessoal, embora apoiada pela Federação. Além de Marco Vasconcelos e Filipa Lamy, a FPB tem mais 5 jogadores portugueses a competir nas provas que pontuam para o ranking mundial e, consequentemente, de apuramento para os Jogos Olímpicos.

Destes cinco, três alimentam, ainda, ténues esperanças de qualificação: Telma Santos, que atingiu, na Áustria, as meias-finais, Ana Moura e Alexandre Paixão.

“O apoio aos jogadores que estão a competir pela qualificação olímpica rege-se por aquilo que está estipulado no Projecto Olímpico. Três jogadores são apoiados pela FPB, através das verbas do COP. O Marco Vasconcelos está no nível 3 e a Filipa Lamy no 4, por troca com a Telma Santos. Recebem uma bolsa com os seus treinadores e as verbas são geridas pelos atletas.

O Alexandre Paixão integra o Projecto Jovem Europeu 2008. Faz estágios e participa nos torneios. Só a Ana Moura não recebe apoio nosso”, diz João Matos, presidente da FPB.
Março e Abril são fulcrais no que respeita ao apuramento para Pequim.

(Fonte: Jornal Record)

2 comentários:

Anónimo disse...

tambem quero ir posso??????????

Anónimo disse...

Aonde foi que eu já vi esse logo na versão preto/amarelo?
humm...
xiaoping