21 de fevereiro de 2018

BADMINTON - VETERANOS

4ª Jornada de Veteranos, Odivelas

Decorreu este domingo, 18 de janeiro 2018, no Pavilhão Desportivo da Escola Moinhos da Arroja, em Odivelas, a 4 ª Jornada de Veteranos de Badminton. Os veteranos do Clube de Badminton de Évora participaram nesta prova, inserida no Calendário Nacional da Federação Portuguesa de Badminton e organizada pelo Clube Académico de Odivelas, com o objetivo de somarem pontos para participarem no Campeonato Nacional de Veteranos Época 2017/18. A nossa equipa foi constituída por Elza Neto, Fernanda Guerra, Franklim Calhau, João Paulo Boazinha, Maria Gomes e Zamy Gomes. A reportagem fotográfica foi assegurada pela Inês Sabino.

Os ‘cotas’ Alentejanos levaram um lanchinho avantajado, pois antevia-se que o esforço seria enorme!

Mais, esta ideia de somar pontos não é tarefa fácil e há que manter a tradição de convívio entre atletas, sócios e amigos da família badmintonista. Este sistema competitivo exige muito dos Alentejanos. Os ‘cotas’ lá correram com a raquete atrás da ‘peteca’ e sempre com atenção às linhas (não vale a pena correr para além do campo, é um esforço desnecessário e as linhas já lá estão há muito tempo!). As linhas são muito importantes, é o que diz a Treinadora, vá lá saber-se o porquê?! Aqui entre nós que ninguém nos ouve, um dia vamos descobrir, não percamos a esperança. Entre serviços em flick, remates potentes, cleares atacantes, lobs rápidos, amorties rasgados e outros batimentos secretos Alentejanos, todos a caírem antes da linha (a Treinadora diz que tem de ser a um metro antes da linha; vá lá saber-se porquê; mas se ela diz …), resolvemos (os atletas, sem a Treinadora saber) ponderar alterar as linhas dos campos na próxima deslocação. Isto na perspetiva de, se as linhas estiverem mais juntinhas, os ‘cotas’ veteranos Alentejanos têm de correr menos, será?! Estão a ver a ideia?! E se esta ideia ‘pega’?!

Bom, a energia foi sendo reposta com uns salgadinhos, queijinhos, enchidinhos, omeletes e pão tradicional regional. Nada de batatas fritas, gomas, bolachas, sandes e mcdonald; isso é para as nossas maravilhosas deslocações ao Parchal (uma terrinha no Algarve profundo que será tema da próxima escrita), com os jovens atletas do nosso Clube. O esforço dos ‘cotas’ foi compensado com o colesterol a aumentar e com os maravilhosos resultados desportivos, pois TODOS jogaram, correram com uma raquete (teve de ser, a Treinadora diz que temos de jogar com uma raquete, para não fazer ‘figurinhas’;  vá lá saber-se porquê?; diz mais, imaginem, que temos de acertar na ‘peteca’), atrás de um volante/peteca e fizeram pontos! Pontos para assegurar a nossa presença no Campeonato Nacional de Veteranos. A Treinadora ficou satisfeita com as linhas … nós, simples atletas, ponderamos, secretamente, alterar as linhas … mais tarde atacamos a questão da altura da rede! (sem ninguém saber, tá claro!).

No regresso para o nosso Alentejo profundo, falou-se da próxima almoçarada na sede do Clube de Badminton de Évora: borrego na páscoa/feijoada de javali e os mais novos têm de lavar a loiça. Tudo regado com sumo de uva; água para os jovens atletas. Digestivos: matrecos, cartas e passeio de bicicleta! Oportunidade dos ‘cotas’ levarem uma sova dos jovens. Nada de linhas e campos … isso é para a próxima deslocação dos Veteranos. E … é SEGREDO!



Resultados:

1º Lugar Veteranos SS - Maria José Gomes (CBE);
2º Lugar Veteranos SS - Zamy Gomes (CBE).
1º Lugar Veteranos PS - Maria José Gomes (CBE)/Zamy Gomes (CBE)

Parabéns à organização. Muito obrigada pela amabilidade e forma como fomos recebidos.

Agradecimento especial à Câmara Municipal de Évora pela cedência do transporte.

Sem comentários: