9 de julho de 2018

Leite e Atilano vencem “ibérico” de Badminton

No Pavilhão dos Salesianos e Manuel Ferreira Patrício
Mariana Leite (Associação Cultural e Desportiva do CHE Lagoense) e Bernardo Atilano (individual) foram os grandes vencedores da 11ª edição do Torneio Luso-Espanhol de Badminton, disputado este fim-de-semana no Pavilhão dos Salesianos, numa organização do Clube de Badminton de Évora.
Foto de Évora Desporto.
A competição, que ao longo dos anos tem vindo a afirmar-se como uma da mais importantes que se realiza na Península Ibérica, teve a particularidade de, este ano, conseguir trazer a Évora uma formação dinamarquesa e suíça, o que demonstra bem a notoriedade que o torneio goza além-fronteiras, para além de equipas nacionais e espanholas.
Foto de Évora Desporto.
Em termos competitivos, foram os portugueses que levaram à melhor, em absolutos, com Mariana Leite a “bater”, na final, a suíça Pauline Volery (Badminton Clube Geneve) por 2-0, com os seguintes parciais: 21 – 11 e 21-15, enquanto em masculinos, e numa final totalmente lusa e renhida foi preciso chegar à “negra” para se encontrar o vencedor.
Neste capítulo, Bernardo Atilano, Campeão Nacional, atleta de alta competição, integrado no Projeto Olímpico Tóquio 2020, atualmente a disputar o circuito mundial da modalidade, foi mais forte ao derrotar Daniel Mendes (Clube Académico de Odivelas) por 2-1, com os seguintes parciais: 22-20/18-21/21-18.
Foto de Évora Desporto.
O Clube de Badminton de Évora, constituído em 2003, realiza o “Ibérico” há 11 anos e este ano a competição reuniu, neste fim-de-semana, 226 atletas oriundos da Dinamarca, Espanha, Portugal e Suíça, num total de 27 equipas. Ao longo do fim-de-semana, os pavilhões desportivos dos Salesianos e da Escola Manuel Ferreira Patrício (Malagueira) albergaram 39 provas, desde o escalão sub-11 até aos veteranos D (mais de 59 anos), o que perfez três centenas de jogos.
Para além dos prémios referentes às diversas competições, o Torneio Luso-Espanhol de Badminton atribuiu o Troféu Professor João Pombo ao melhor jogador não sénior e o Troféu António Carmelo à melhor equipa, em homenagem a duas personalidades responsáveis pelo desenvolvimento da modalidade no concelho e distrito de Évora.
A Câmara Municipal de Évora apoiou o torneio e o Presidente da edilidade, Carlos Pinto de Sá, esteve presente, juntamente com representas de outras instituições, na cerimónia protocolar de entrega de prémios.



Notícia Évora Desporto

Sem comentários: