26 de janeiro de 2018

BADMINTON EM ÉVORA


O 3º Momento dos Torneios de Divulgação da Zona Sul realizou-se no sábado, 20 de janeiro de 2018, no Pavilhão da Escola EBI+JI da Malagueira - Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício  (Escola da Malagueira), em Évora. O Torneio contou com mais de 40 atletas desde os 7 anos aos 19 anos, distribuídos por quatro Clubes: O Clube de Badminton de Évora, a Escola Secundária Severim de Faria, a Escola EBI+JI da Malagueira e a Escola Secundária André de Gouveia. Em simultâneo, realizou-se também um Torneio para os Atletas Seniores e Veteranos. A prova, integrada no calendário Oficial da Federação Portuguesa de Badminton, foi organizada pelo Clube de Badminton de Évora.


O Torneio teve como principal objetivo divulgar a modalidade e incentivar os mais jovens à prática desportiva, sobretudo praticantes escolares inseridos ou não nos núcleos do Desporto Escolar. Foi um Torneio aberto a todos os escalões etários não seniores e provas, masculinos e femininos, independente do conhecimento da modalidade. Assistiram-se a momentos de enorme alegria e salutar convívio entre os mais jovens, os “cotas” e entre todos os que participaram e organizaram esta prova. No final foram distribuídas t-shirts alusivas ao Badminton, gentilmente oferecidas pela Federação Portuguesa de Badminton.
Um agradecimento às entidades que apoiaram a organização deste Torneio: a Federação Portuguesa de Badminton, a Câmara Municipal de Évora, o Instituto Português do Desporto e da Juventude.IP e o Jornal Diário do Sul, jornal regional que desde sempre tem colaborado na divulgação e promoção desta modalidade olímpica, e aos Professores de Educação Física que acompanharam os seus alunos, Prof. Maria Neves e Prof. Francisco Cardoso.

O Badminton é, crê-se, o desporto de raquete mais rápido do mundo, onde os jogadores disputam para acertar num volante a fim de lança-lo para o campo adversário, passando uma rede alta (entre 1,525 m a 1,55 m de altura). O recorde atual para o smash mais rápido são 421 km/h. Em consequência, os jogadores têm de ter reações muito rápidas, incrível agilidade e resistência, sendo frequente chegarem a correr mais de 5 km numa partida. Este desporto ganhou honras de constar no programa oficial olímpico nos Jogos de Barcelona, em 1992. Portugal participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona’92 com uma dupla de pares homens, constituída por Fernando Silva (Peniche) e Ricardo Fernandes (Madeira).

O próximo Torneio de Divulgação de Badminton realizar-se-á no próximo dia 17 de fevereiro, em Évora. Inscreve-te junto do teu Professor de Educação Física ou através do mailevora.cbe@gmail.com.

Sem comentários: