7 de agosto de 2018

O que deve comer um desportista?


As regras fundamentais a seguir para atingir uma boa performance passam por um treino regular, sono suficientemente reparador, não fumar nem beber e seguir uma boa alimentação.
A alimentação do desportista deve ser equilibrada de forma a fornecer todos os nutrientes essenciais nas quantidades adequadas e estar, ao mesmo tempo, adaptada à idade do atleta, ao desporto praticado e ao período a que respeita (não se deve comer da mesma forma diariamente, durante os treinos e antes, durante ou após as provas desportivas).
Genericamente, para obter um aporte de 3000 calorias diárias (Kcal), os nutrientes devem ser repartidos por 50 a 55% de glúcidos, 30 a 35% de lípidos e 15% de proteínas. Na verdade, é a variedade que assegura o equilíbrio - 4 a 6 refeições diárias que englobem todos os grupos de alimentos: soja, carne, peixe e ovos (2 a 3 porções); leite e seus derivados (3 a 4 porções); frutos e legumes - crus, cozidos ou em sumo (4 a 5 porções); leguminosas, cereais, arroz, batatas (5 a 6 porções), sem esquecer, claro, a água (1,5 a 2 L por dia) – in Pedro Lôbo do Vale, Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar.
Cada desporto tem um tipo de alimentação. Logo, prestes a iniciar a próxima época, a nossa Treinadora para além de já estar preocupada com as linhas a mexerem-se e a altura das redes (Cotas de Évora, a próxima reunião é sobre esta questão, mas a Treinadora não pode saber! Reunimos no local de costume …), resolveu alertar os nossos jovens atletas para a questão da alimentação!
Não se esqueçam de começar a preencher os impressos para assegurar a renovação de filiações junto da Federação Portuguesa de Badminton.
Boas Férias!

Sem comentários: