30 de abril de 2007

Badminton em Évora

Desde, pelo menos que eu saiba, do final dos anos 70, inicio dos anos 80, que se joga Badminton em Évora.
Desde dessa data que o Prof. João Pombo, através da Escola Aberta de Badminton, promovia treinos no pavilhão da ex-Escola Industrial, hoje Escola Gabriel Pereira.
Campeões regionais e nacionais foram vários. O António Carmelo, o António Livramento, a Manuela Angélico, José Sim-Sim, Maria José Gomes e Zammy Gomes, entre muitos outros...
Anos mais tarde, já com o António Carmelo, e também o António Livramento, à frente criou-se a Secção de Badminton do Lusitano Ginásio Clube (LGC). Funcionava na sede do Lusitano, na Rua Serpa Pinto. Lembro-me das nossas longas, mas divertidas, viagens nas carrinhas Ford Transit do LGC. A caminho dos torneios, com os nossos treinadores e os nossos colegas! Do nervoso dos torneios, das alegrias de ganharmos, e da frustação de fazermos horas de carro para perder no primeiro jogo! Lembro-me como era divetido encontrar os jogadores de outros clubes, fim-de-semana sim, fim-de-semana não, e de nos conhecermos bem e fazermos bons amigos!
Obrigado por esses momentos, e estas recordações! Vários torneios fizemos e levámos bem longe o nome de Évora. Era uma época em que ganhávamos quase tudo a nível regional e mesmo a nivel nacional colocávamos amiudamente vários atletas no pódio. Tivemos jogadores de Selecção Nacional. Eramos presença constante nos Campeonatos Nacionais com excelentes resultados(acho que valia a pena fazer este registo histórico. voluntários ?).
Mais tarde fizemos uma breve incursão pelo clube rival, o Juventude de Évora, talvez no ano de 1989/90. Aqui não havia carrinha, mas iamos no carro do Carmelo ou dos nossos pais...
Apenas dois ou três anos mais tarde, o badminton em Évora definhava...
Passada mais de uma década é criado o Clube de Badminton de Évora! Em 2003, conseguimos constituir este Clube, independente, autónomo, por vontade própria de promover esta modalidade e de relançar a mesma na cidade. Já vamos outa vez a torneios, agora nos nossos carros ou na carrinha da Câmara Municipal de Évora. Torneios ainda "a brincar", mas que nos permitem incutir um espirito desportista aos mais novos, um espirito de grupo, ética desportista, sã convivência, sã competição. É tudo isto que o Badminton nos dá!
Pouco a pouco vamos concretizando este projecto! Uns anos mais empenhados, outros com menos tempo...Mas temos cerca de duas dezenas de praticantes regulares, e estamos a iniciar um trabalho de promoção junto dos mais novos, que a seu tempo dará novos frutos.
Estas são algumas das minhas recordações do Badminton em Évora, não muito precisas, mas gostava que alguns de vós as pudessem completar!

Sem comentários: