23 de maio de 2014

Clube de Badminton de Évora realiza “Jogar na Rua” - sessão de promoção da modalidade!

O Clube de Badminton de Évora, no âmbito da sua politica de promoção da modalidade e aumento da notoriedade do Clube, promoveu a atividade "Jogar na Rua”, no passado dia 18 de Maio.

Esta realizou-se no parque Infantil do Jardim Público de Évora, e teve como objetivo promover simultanemente o Badminton em locais menos usuais, sensibilizando e cativando novas pessoas para a modalidade, assim como divulgar os clube e proporcionar a prática de actividade física para a comunidade eborense.

Esta iniciativa foi organizada em parceria com a  secção de Basquetebol da Associação de Moradores do Bairro do Bacelo, tendo por isso mesmo sido realizadas também atividades de promoção de basquetebol.

Contou com a participação de cerca de 30 pessoas, sendo que a grande maioria de participantes foram crianças que ficaram fãs desta fantástica modalidade e participaram alegremente nesta tarde diferente proporcionada pelo CBE num dos jardins emblemáticos da nossa cidade.






21 de maio de 2014

Campeonatos Nacionais Universitários de Badminton 2014 em Évora - resultados

Realizaram-se no passado dia 16 de Maio de 2014 no Pavilhão da Universidade de Évora os Campeonatos Nacionais Universitários de Badminton, promovidos pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e com o apoio do CLube de Badminton de Évora.

Estiveram presentes neste evento 40 atletas, dos quais 26 atletas masculinos e 14 atletas femininos. Destes 40, 2 atletas eram provenientes do CBE e representaram a AAUE: Ricardo Mata e Tomás Calado. A AAUE contou ainda com mais 2 atletas em sua representação: Pedro Correia e José Mourato.

No que diz respeito a classificações, sagrou-se campeão universitário no escalão masculino o atleta Pedro Martins (ISMAT), único jogador masculino presente na competição a representar Portugal nos Jogos Olímpicos de 2012.  O segundo lugar foi para Ruben Vieira (AAUM), primeiro classificado da competição no ano anterior, e o terceiro lugar foi conquistado por Miguel Pinto (AAC).

Relativamente às classificações no escalão feminino, Catarina Cristina (Univ Nova) obteve o primeiro lugar, Ana Rita Santos (Univ.Porto) o segundo lugar e Rita Dias (AAC) obteve o terceiro lugar.


PAra o CBE foi mais uma possibilidade de trazer e promover a modalidade na cidade, bem como de promover a formação dos seus atletas e dos estagiários da ESAG.






16 de maio de 2014

CBE realiza sessão de Badminton na APPACM-Évora

Clube de Badminton de Évora realiza sessão de Badminton na APPACDM

CBE proporciona uma tarde diferente e divertida aos utentes desta instituição!

Com o objectivo de proporcionar a experimentação e prática de Badminton a pessoas portadoras de deficiência e incapacidades, o Clube de Badminton de Évora promoveu uma sessão para os utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Évora, numa tarde que foi inesquecível para estes jovens e também para os técnicos do CBE que promoveram a ação!


A iniciativa decorreu na tarde do dia 13 de Maio e teve lugar nos jardins das instalações desta instituição na Quinta do Escurinho, em Évora. 

Contou com a participação directa de cerca de 20 pessoas portadoras de deficiência e incapacidades, as quais foram divididas em dois grupos, tendo depois o técnico Pedro Sanina dinamizado esta sessão, juntamente com a equipa técnica da APPACDM e com 2 estagiários da Escola Secundária André de Gouveia, que colaboram com o CBE nos próximos 2 meses.

A reação destes jovens portadores de incapacidade à experiênciação e prática desta modalidade foi fantástica!! Rapidamente se adaptaram à velocidade do volante,à destreza de manejar uma raquete de badminton pela primeira vez e, sobretudo, divertiram-se imenso!!

Para Henrique Sim-Sim, Presidente da Direção do Clube de Badminton de Évora, "a promoção da nossa modalidade junto de públicos menos favorecidos tem sido uma prática desde há um par de anos, de forma consistente e coerente, promovendo a coesão social também através do desporto. Já proporcionámos experiências semelhantes aos jovens da Casa Pia de Évora, com jovens da ADBES, provenientes de um bairros menos favorecidos, entre outras. Esta última sessão foi para nós extremamente gratificante, pelo fantástico momento que conseguimos oferecer a estes jovens que são muitas vezes esquecidos pela nossa sociedade. Sem dúvida que vamos continuar a  desenvolver estas e outras iniciativas para a promoção do combate à exclusão social! ".





14 de maio de 2014

CBE acolhe 2 estagiários Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da ESAG

O Clube de Badminton de Évora irá acolher durante entre o dia 12 de Maio e 12 de Julho dois estagiários do Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da Escola Secundária André de Gouveia.

Esta já não é a primeira vez que o CBE acolhe estagiários desta instituição de ensino, com o objetivo de colaborar na sua formação técnica e prática, bem como envolver novas pessoas com formação adequada na modalidade.

Os Estagiários João e Ana irão colaborar em diversas iniciativas de promoção e sensibilização, dinamização de treinos e preparação de formação e ensino de Badminton em diversos contextos, mas também na preparação do Torneio Luso-Espanhol 2014, que se realiza dias 5 e 6 de Julho.

Sob proposta e coordenação do Prof. José Soares da ESAG, estes dois jovens terão de reportar semanalmente as  atividades desenvolvidas e a aprendizagem daí decorrente, complementando a sua formação escolar e técnica, sendo acompanhadas no CBE pelo Técnico de Gestão Desportiva Pedro Sanina.

13 de maio de 2014

CBE apoia Campeonatos Nacionais Universitários de Badminton em Évora | 16 Maio 2014

É já no próximo dia 16 de Maio, sexta-feira, que se realizam em Évora os Campeonantos Nacionais Universitário de Badminton, promovidos pela Federação Académica do Desporto Universitário, e que conta com o apoio local do Clube de Badminton de Évora.

Estes campeonatos envolvem um conjunto de 14 jogadoras e de 25 jogadores masculinos, entre os quais se encontram, p.e., Rita Dias e Tomás Nero.

Alguns atletas são provenientes do CBE e representam neste evento a Associação Académica da Universidade de Évora. Assim, a AAUE vai a competição com os atletas Tomás Calado, Ricardo Mata, Joião Correia e José Mourato.

O CBE será o responsável por toda a logistica associada à competição, disponibilizando gratuitamente o seu equipamento, numa estreita parceria com a AAUE.

Os jogos iniciam-se às 09h00 no Pavilhão Desportivo da Universidade de Évora, e a entrada é gratuita. São esperados excelentes e competitivos jogos, pelo que se convida a população em geral a assistir a esta competição!