22 de outubro de 2012

CBE participou nas Seixalíadas 2012


No passado dia 20 de Outubro, no âmbito das 29.ª Seixaliadas organizadas pela Câmara Municipal do Seixal, e a convite do Prof. Luis Durando, o Clube de Badminton de Évora marcou presença com 8 dos seus atletas na Amora, Seixal, no Pavilhão da Escola Pedro Eanes Lobato.






O CBE quis proporcionar aos seus atletas mais novos, nomeadamente os Sub 13, Sub 15 e Sub 19, a possibilidade de participarem num Open, como forma de valorizar a sua participação empenhada nos treinos, mas também conferindo-lhes experiência competitiva, na qual muito se aprende.


Com uma participação empenhada de todos, as classificações a realçar são:
1.º Lugar Pares Homens Sub 19 – Duarte Carrasquinho e Tomás Calado
1.º Lugar Singulares  Homens Sub 19  (Cons.) – Tomás Calado

De realçar que todos os atletas se divertiram bastante, o essencial neste tipo de competições, no qual a  alegria da participação, a aprendizagem e o convívio é claramente superior aos resultados que se possam alcançar.

De referir que, para alguns dos nossos atletas mais jovens, esta foi a estreia de participação em torneios. Foi muito gratificante sentir o empenho e satisfação com que terminavam cada jogo e ver a sua vontade de continuar a enriquecer esta modalidade desportiva.

Foi mais um dia de elevado espírito de convívio e de ambiente desportivo no seu mais alto nível. Muito Obrigado a todos pelo vosso contributo. 
(texto de Rosália Marques, Presidente do Conselho Fiscal do CBE)

10 de outubro de 2012

CBE estabelece Protocolos de Colaboração com Instituições de Ensino Privado de Évora

Protocolos com Colégio da Fundação Alentejo e com a Fundação Salesianos de Évora, permitem desenvolver o Badminton como Actividade Extracurricular, no ano letivo 2012/2013, nestas instituições de ensino de referência.

Os Protocolos estabelecidos com duas instituições de ensino privado de referência na cidade de Évora - Colégio Fundação Alentejo, propriedade da Fundação Alentejo,  com valências de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico; e a Fundação Salesianos de Évora, escola com valências desde a Educação Pré-Escolar até ao 3.º ciclo -,  permitirão assim o desenvolvimento integrado, em contexto escolar, da modalidade de Badminton através da constituição de uma Actividade Extracurricular durante o ano letivo 2012/2013.

Colégio Fundação Alentejo
Com a assinatura destes Protocolos, os alunos destas duas instituições poderão ter acesso à prática regular intra-escola da modalidade de badminton, prevendo ainda o referido Protocolo dinamizar dois momentos lúdico-pedagógicos entre alunos, pais e comunidade escolar, tais como gincanas, mini-torneio, convívios pais-filhos ou outras iniciativas similares.

O CBE tem vindo a apostar na formação e sensibilização de crianças e jovens para esta modalidade olímpica  desenvolvendo parcerias concretas com organizações públicas ou privadas para alcançar este objetivo. Com a Câmara Municipal de Évora, o CBE desenvolve em parceria o Centro de Formação Desportiva de Badminton, no âmbito do Programa Jogar +, destinado a crianças do 1.º e 2.º Ciclos. Agora, com a assinatura destes dois Protocolos, permite-se que os alunos destas escolas iniciem, desde cedo e em contexto escolar, a pratica desta modalidade, que promove de forma bastante particular as habilidades psicomotoras das crianças, nomeadamente a lateralidade e a organização espacial e temporal.


Henrique Sim-Sim, Presidente da Direção do CBE
Para Henrique Sim-Sim, Presidente da Direção do CBE "a assinatura destes dois Protocolos de Colaboração, nos quais organizações da sociedade civil se entendem para unir esforços, articular vontades e concretizar atividades que cumprem missão e objeto social, mostram ainda que é possível, sobretudo em tempo de dificuldades, criar sinergias e vencer obstáculos com vista a iniciativas sustentáveis, promovendo à sua escala acções de desenvolvimento social, cultural e desportivo, de forma criativa e eficiente". 

Em ambas as instituições os alunos já podem realizar a sua inscrição.