24 de julho de 2008

Internacionais de Portugal em Évora ?


Colocamos hoje no nosso blog uma sondagem que consideramos muito importante. Primeiro pela possibilidade de iniciar um novo ciclo de Internacionais. Segundo, pelo desafio ao status quo.

Desde há vários anos que os Internacionais de Portugal se realizam nas Caldas da Raínha. Pela razão óbvia da localização da FPB, pela razão óbvia que já existe um sistema de logistica implementado, pela razão óbvia de que "equipa que ganha não se muda".

No entanto, todos nós sabemos que só com a mudança, com o colocar em causa (sem ser o bota abaixo), com o discutir, surge a evolução e o desenvolvimento de qualquer actividade. Esperemos que, no minimo, esta nossa iniciativa tenha esse efeito.

Assim, desde o final do ano que passou (2007) que o CBE tem desenvolvido contactos e diligências para poder mudar a localização, e logo parte do modelo organizativo, para a realização desta grande festa do badminton nacional em Évora, na extraordinária Arena D'Évora.

Com a realização do Torneio de Seniores e Elites em Évora na época 07/08, alguns dirigentes da FPB, a convite do CBE e da Câmara Municiapl de Évora, tiveram a oportunidade de visitar a Arena, e constatar a excelentes condições existentes para o desenvolvimento de um torneio de badminton. Quer de motivação para os jogadores, quer para o público, uma vez que as condições para assistir e jogar são fantásticas. Decorreram ainda outras conversas, mais ou menos formais, com os responsáveis da FPB apresentando este projecto.

Num outro patamar, o CBE reuniu com o Senhor Presidente da Câmara Municpal de Evora, Dr. José Ernesto de Oliveira, que desde logo demonstrou toda a abertura de principios para apoiar financeiramente e logisticamente esta iniciativa.

Évora reúne um relevante conjunto de condições para este Torneio: localização próxima dos aeroportos de Lisboa e Badajoz (130 e 100 km respectivamente), alojamento, cidade património da humanidade, meio envolvente fantástico, apois institucionais e possibilidade de fundos comunitários, e , não menos importante, muita vontade.

Por isso esta sondagem. Fica o pedido que se manifestem. Quer votando (a favor ou contra), quer enviando-nos por mail a vossa opinião, positiva ou negativa.

Nós consideramos ter capacidade e condições para que os Internacionais de Portugal se realizem em Évora, em 2009 ou em 2010, e sejam recordados como os primeiros de uma nova época de Internacionais, abrindo portas para outras cidades e clubes também os acolherem.

23 de julho de 2008

Badminton em destaque na Andaluzia Espanhola


Na vizinha Andaluzia, o Badminton tem obtido um constante destaque. Depois do Club Badminton Soderín Rinconada ter obtido o bronze na Taça Europeia de Clubes, e de ter sido campeão em Espanha, foi agora a vez da Junta da Andaluzia ter, pela primeira vez, galardoado um clube de badminton com o Prémio Andalucia del Deporte 2008, como o melhor clube andaluz na temporada 2007/2008.

O seu treinador, Antonio Molina Ortega, foi também galardoado como o melhor técnico andaluz.

O CBE congratula-se por, num país onde o futebol também é rei, o badminton ter ganho em duas frentes na região autonoma da Andaluzia, felicitando ainda a atleta Filipa Lamy por também ter contribuido para mais esta distinção do seu clube.

21 de julho de 2008

Alguém anda enganado....


Ora visitem lá a página do Comité Olimpico de Portugal, em http://www.comiteolimpicoportugal.pt/modalidade-detalhe.php?id_modalidade=10 e vejam o texto que lá está a explicar a nossa modalidade, e que segundo este site serve "para melhor compreensão do Badminton (Texto da responsabilidade da Federação Portuguesa de Badminton)".

Então não é que "O Badminton pratica-se em 5 variantes, Singulares Homens, Singulares Senhoras, Pares Homens, Pares Senhoras e Pares Mistos. Cada partida é composta de 2 jogos (Sets) ou 3 jogos no caso de se verificar um empate no fim dos dois primeiros. Cada jogo (Set) é disputado até aos 15 pontos (Singulares Homens e Pares) e até aos 11 pontos (Singulares Senhoras). No decorrer dos jogos e caso se verifique uma igualdade a 14 pontos (Singulares Homens e Pares) e a 10 pontos (Singulares Senhoras) poderão ser pedidos 3 pontos extras e os jogos terminarem aos 17 e aos 13 respectivamente."


Era bom alguém mandar corrigir o texto, certo? E já agora solicitar também que neste mesmo texto informassem o público em geral dos atletas de badminton que vão representar Portugal.

Ana Moura viaja para Macau para se ambientar ao clima


A atleta que representará Portugal nos Jogos Olimpicos de Pequim viaja na proxima quarta-feria, dia 24, para Macau, afim de se ambientar ao clima húmido desta região.

Segundo Ricardo Fernandes, treinador da Ana Moura, " partimos para Macau para lá realizar um estágio de preparação, inserido nesta esta última fase de preparação. Lá em Macau está previsto a Ana treinar com algumas jogadoras de Macau, que vai dar para ela se ambientar ao clima húmido e quente daquela zona da Ásia. Estão previstos treinos bi-diários entre o dia 25 de Julho e 3 de Agosto, e depois partimos para Pequim no dia 4 de Agosto".

O sorteio dos JO é já no proximo dia 26 de Julho, desejando o CBE o maior sucesso para os dois representantes lusos na modalidade de badminton em Pequim.

16 de julho de 2008

Beijing 2008 - Acompanhe os nossos atletas no site oficial


Os Jogos Olímpicos estão quase aí!

Pode obter toda a informação sobre a competição dos Jogos Olimpicos de Pequim 2008 a partir do site oficial: http://en.beijing2008.cn/sports/badminton/index.shtml

Neste site pode ver diversa informação sobre história, curiosidades, classificações e outra informação sobre a nossa modalidade olimpica, bem como informações sobre os jogadores. Site apelativo e com imensa informação.

Recordamos que os jogos decorrerão no Beijing University of Tecnology Gymnasium entre 9 e 17 de Agosto, sendo as finais nos dias 15, 16 e 17.

Pode ver pormenores da construção deste fantástico edificio, bem como outros detalhes interessantíssimos em http://en.beijing2008.cn/venues/btg/.

Mais uns blogs....

Continuamos a encontrar blogs de clubes de badminton que desconhecíamos. Assim, sugiro uma visita a:

http://gdazb.blogs.sapo.pt/ , do Grupo Desportivo da Azambuja

http://badmintonviatodos.skyrock.com/ , do Bombeiros de Viatodos

http://badminton-crdt.blogspot.com/ , do Clube Recreativo e Desportivo de Trancoso

Vão, mas não se demorem... ;-)

15 de julho de 2008

Fórum Nacional de Badminton / Todos fazem falta


A Federação Portuguesa de Badminton levou a efeito um Fórum Nacional de Badminton, nas Caldas da Raínha, no passado dia 13 de Julho.

Ao que se sabe (pelos blogs alheios), a participação foi reduzida (35 pessoas), sendo que os debates foram interessantes.

Primeiro, temos de dar os parabéns à FPB por esta iniciativa, aos moderadores, aos participantes, e aos convidados. Faz falta discutir a modalidade, avaliar, propor,...

Depois, fazer o mea culpa, pois da parte da Direcção do CBE foi impossivel marcar presença.

Desculpas podem existir várias (a distância, a oportunidade, os compromissos familiares, a escolha da data, ...), mas o facto é que não estivemos presentes.

Por último, dizer que todos os intervenientes na modalidade fazem falta. Os que estão e os que não estão; os que construem o badminton no dia a dia nos seus clubes, nas suas escolas, nas suas regiões, e os que participam no Fórum e noutros fóruns; os que escrevem teses de investigação e os que escrevem textos de opinião nos blogs; os que jogam, e os que arbitam; os que dirigem, e os que têm o direito e o dever de criticar. Todos fazem falta!

Dicas simples para aprendizes...

Este é um excelente documento, cómico mas com contéudo, que deverá ser lido por qualquer aprendiz da nossa modalidade.

De uma forma simples e divertida, este documento ilustra e orienta noções básicas para o jogador iniciado.

http://www.badminton.tv/sites/badminton/media/books/use-your-head-badminton/chapter-1.pdf

9 de julho de 2008

Jantar de Encerramento de Época do CBE - Resultados...

Aquecimento: como qualquer bom atleta, o alteta do CBE antes de iniciar o jogo fez o seu aquecimento, com umas imperiais, acompanhadas de uma boa conversa....

1.º Set: os atletas do CBE entraram algo nervosos, ansiosos, diria mesmo. Era o jogo final! Estava à vista o fim da época, e a responsabilidade era enorme! Depois de alguns pontos menos conseguidos, com o empregado a demorar algum tempo no Serviço, o jogo entrou num ritmo mais animado. Após a entrada em campo de alguma comida, rapidamente os atletas do CBE atacaram, e com base em constantes afundos, os pratos ficaram limpos sob a realização de bem colocados clears! Ganhou o CBE

2.º Set: O Serviço do empregado melhorou imenso! Agora já com garrafas de vinho branco gelado a servir cada vez num espaço mais curto, o jogou atingiu elevadas perfomances! Entretanto, o empregado utilizou uma táctica de diversão, contando anedotas indecifráveis e mesmo inteligíveis! Extraordinária recuperação do adversário! Os atletas do CBE bem pediram ajuda aos seus treinadores, cantaram o Fado, pediram mais e mais garrafas de vinho...mas este set já estava perdido... o Empregado foi muito superior no surrealismo colocado mesmo ao fundo do court, e digamos que a discernicência dos altetas do CBE já era pouca...estavam embriagados... de tanto esforço realizado ao longo deste fatigante set!

3.º Set: Depois deste enorme esforço, os atletas do CBE precisavam de algum descanso... e daí foram para o TIME OUT (café sports, para quem não conhece). Após o inicio deste terceiro set, cedo se verificou que era necessário apostar forte, pois a fadiga era imensa e era necessário algum tónico para dar a volta ao jogo! Rapidamente o Mister Henrique mandou vir mais Vinho Branco -gelado- disse ele! Em três jogadas o jogo estava ganho! Anedotas, discursos, brindes, planos estratégicos, etc. Tudo já valia, e o CBE fazia pontos consecutivos! Dos 19 altetas iniciais só já sobravam 8 (penso eu.... que a contagem já era dificil). Entre mais uns brindes e mais uns inflamados discursos chegou a hora da verdade... As Contas...e, face à enorme euforia da vitória, foi necessário o auxilio de uma Técnica Oficial de Contas para hercúlea tarefa!

Após esta grande vitória, alguns altetas do CBE retiraram-se, mas, outros, em melhor forma, foram ainda fazer um jogo mais, no Praxis Club. Infelizmente, não obtemos qualquer relato desse jogo, estando confiantes que os atletas do CBE o ganharam fácilmente. Aliás, prova desta nossa confiança, é que às 9.00h da manhã, ainda sem descansarem, alguns deles já estavam em campo, deste vez num campo real, mas a jogar ténis, esse jogo de meninas!

Até para o ano! Viva o CBE! Viva Portugal!

2 de julho de 2008

Jantar de Encerramento de Época do CBE

Foto: Jantar de Encerramento CBE/2007 Foto: Almoço nos Internacionais Portugal 2008
Foto: Jantar II Torneio Luso-Espanhol 2008

Caros Amigos,

O CBE irá encerrar a época desportiva com o já habitual jantar de convivio. Desta vez calhou ao nosso colega Luis Parreira a organização da jantarada.

O jantar será na sexta-feira, dia 4, pelas 20.00h, em local a divulgar oportunamente.
Estão desde já convidados todos os jogadores, familia e amigos.

Agradecemos confirmação para o n.º 96 55 40 271 (Luis Parreira) ou para o mail parreira.luis@gmail.com ou cbe@portugalmail.pt.

Esperamos por todos vós para mais um momento de boa confraternização do CBE!

1 de julho de 2008

Resultados do II Torneio Luso Espanhol



Resultados do II Torneio Luso-Espanhol - Prof. J. Pombo


SH - sub 11
1º Rodrigo Gonçalves (CDCE)
2º Duarte Tremoceira (CDCE)

SS - sub 11
1º Ana Albuquerque (CDCE)
2º Ana Graxinha (CBE)

SH - sub 13
1º Emanuel Santos (GRAJ)
2º Angelo Silva (GRAJ)

PH - sub 13
1º Angelo Silva / Emanuel Santos (GRAJ)
2º D. Guerreiro / R. Gonçalves (CDCE)

SH - sub 15
1º Luis Neves (CBL)
2º Alexandre Lagem (GRAJ)

SS - sub 15
1º Sophie Gomes (ABC)
2º Inês Lucas (SIMPS)

SH - sub 17
1º Emanuel Ramalhete (CDCE)
2º João Gafaniz (RCM)

SS - sub 17
1º Adriana Ramalhete (CDCE)
2º Isabel Matias (CDCE)

PH - sub 17
1º João Silva / Frederico Almeida (SFRUA)
2º Diogo Guerreiro / João Oliva (SFRUA)

PS - sub 17
1º Adriana Ramalhete / Diana Inácio (CDCE)
2º Joana Carvalho / Magda Matosinhos (CDCE)

SH - SENIORES D
1º Emanuel Ramalhete (CDCE)
2º Paulo Silvério (ABC)

PH - SENIORES D
1º Andre Correia/Paulo Silvério (ABC)
2º Joao Sequeira/Andre S. Correia (ABC)

SS - SENIORES C
1º Maria Correia (GDA)
2º Adriana Ramalhete (CDCE)

PS - SENIORES C
1º Maria Correia/Maria Martins (GDA/GRAJ)
2º Samanta Correia/Inês Martins (GRAJ)

SS - SENIORES CONSOLAÇÃO
1º Samanta Correia (CDCE)
2º Tania Martins (CBA)

SH - SENIORES B
1º José Lopes (SFRUA)
2º Hugo Rosário (SFRUA)

PH - SENIORES B
1º Bruno Jesus/Hugo Rosário (SFRUA)
2º Luis Dias/Paulo Domingos (SIMPS)

SH - VETERANOS A
1º José Lopes (SFRUA)
2º José Sim-Sim (CBE)

PH - VETERANOS A
1º Paulo Pereira/Paulo Domingos (SIMPS)
2º José Rodriguez/Joaquim Ortiz (LSM)

SH - VETERANOS B
1º Juan Montaño (LSM)
2º José Matado (LSM)

PH - VETERANOS B
1º Manuel Lozano/José Salas (UPC)
2º António Dias/José Assunção (SIMPS)

Troféu António Carmelo - Melhor Equipa: Clube Desportivo da Costa do Estoril (CDCE)

Troféu Prof. J. Pombo - Melhor Jogador: Angelo Silva (GRAJ)


Aos melhores classificados, mas também a todos os atletas participantes, o CBE dá os parabéns!