20 de maio de 2008

Eles andem aí...

Pois é, eles andem aí !

O João Boto - que além de excelente jogador (bem como o seu filho) fez também um fantástico trabalho de dinamização da modalidade aqui em Mora - criou o seu blog: http://joaoboto.blogspot.com/.

Aqui, para além de expressar os seus pontos de vista sobre a realidade alentejana, também fala sobre a nossa modalidadeo badminton, sobre as suas amarguras e desventuras, mas também sobre as coisas bonitas dos badmintonistas...

O Daniel Moura, treinador da Filipa Lamy, é ainda um bloguista convicto. Com opiniões pessoais sobre vários temas da actualidade, não esquece o nosso badminton. Bem escrito e com imagem sóbria, convido os cibernautas a espreitar:
http://danielmoura.wordpress.com/

Lanço ainda a sugestão para que os clubes criarem o seu proprio blog.
Simples, gratuito e uma forma de divulgar a modalidade, as suas actividades e os seus atletas à escala nacional, e global. O badminton português ganhará, não tenham dúvidas!

8 de maio de 2008

Muitos blogues ??? Tenham juízo!!


O CBE já aqui chamou à atenção para um aspecto que nos parece fundamental para o desenvolvimento da modalidade em Portugal: a Informação e a Mediatização.

Parece que em Guimarães alguém questionou, pela negativa, suponho, a existência de tantos blogues! Incrivel!

Haja informação! Haja blogues! Haja divulgação !Haja alguém que fale do badminton nacional, dos seus atletas, das suas iniciativas, dos seus problemas, etc, etc!

Ao menos agora sabemos quem ganhou o Campenonato Nacional de Não Seniores, sabemos quem ganhou o Campeonato do Mundo de Universitários, sabemos novidades sobre o Desporto Escolar; sabemos que os tapetes da federação saem - mais que uma vez por ano - da garagem; conhecemos novos clubes; sabemos o percurso dos nossos altetas ao nível internacional; discutimos politicas de desenvolvimento da modalidade; questionamos; temos a possibilidade de divulgar a modalidade para todos aqueles que a querem conhecer! É que na página oficial da FPB não sabemos nada...

Na minha opinião falta ainda uma outra componente: a Mediatização!
Quem, para além dos badmintonistas, como lhe chama o Prof. Fernando Gouveia, sabe quem é o Pedro Martins ? ou a Ana Moura? ou o Marco Vasconcelos? ou o Alexandre Paixão ?
A Filipa Lamy, e o Daniel Moura, têm sido dos poucos que se têm esforçado por isso! Página web propria e constante envio de notas de imprensa para a comunicação social, com repercusão nos Jornais desportivos e com algumas entradas na Televisão.
Mas... e de resto? Veja-se o retorno mediático que, por exemplo, os Internacionais de Portugal não tiveram!
Segundo me constou, existe a possibilidade da FPB estabelecer protocolo com a RTP2 para obter 15 min semanais - ou mensais? - para divulgar a modalidade. A RTP não cobra o espaço, apenas a FPB tem de pagar a produção destes 15 min. Porque a FPB não investe aqui? Porque não arranja umm parceiro?
Porque não se produz informação constante para os media? Notas de imprensa, convites a jornalistas, etc, etc...
Porque não se promovem "heróis" como o Pedro, ou a Filipa, ou a Ana, ou o Marco, ou o Alexandre ou tantos outros que fazem resultados fantásticos no badminton internacional?
É que, modalidade que não aparece nos Jornais e na TV não existe para o grande público!
Claro que é dificil ter gente nova na modalidade se ninguém a conhece! Claro que assim~continuamos a ter menos miudos nos treinos! Claro que assim os pavilhões estão vazios de público! Claro que assim ninguém investe na modalidade!
Muitos blogues ???? Tenham juizo!!