25 de março de 2008

II Torneio Luso-Espanhol - 21 de Junho em Évora

Estamos a iniciar os preparativos para a realização do II Torneio Luso-Espanhol - Prof. João Pombo, a realizar aqui em Évora no dia 21 de Junho.

Já iniciámos contactos com alguns clubes espanhois da andaluzia e da extremadura, tentando que nesta segunda edição se possa ir mais além do que foi feito na primeira.
Relembro apenas que tivemos uma duzia de clubes inscritos, e mais de 100 jogadores no ano passado.
Para já, estamos abertos à manifestação de interesse em participar por parte de todos Clubes.

Por isso, fica o convite para que os Clubes, portugueses e espanhois, possam desde já enviar um mail manifestando a sua intenção de participar. Hasta pronto!

23 de março de 2008

Relato das Caldas...

Lá saimos de Évora, no sábado dia 15, pelas 08.00h da manhã a caminho das Caldas. Bem, 08.00h para alguns... outros foi mais pras 09.00h. Dois carros levaram 13 altetas do CBE. A carrinha da CME chegou ao PAvilhão Rainha D. Leonor por volta das 10.30h.

O carro do mister Henrique levou mais um tempinho...foi ainda ver o Santuário de Fátima, e o Mosteiro de Batalha...não por opção turistica, mas por erro grosseiro do co-piloto. Gajas!

Lá chegámos por volta das 11.30h...Ainda foi a tempo de ver o jogo entre a Telma Santos e a japonesa que viria a ganhar este Torneio, bem como o jogo de pares da Filipa Lamy e da Vania.

Foi bonito ouvir todo o pavilhão puxar pelas atletas lusas. Mais uma vez registamos o pouco público no pavilhão - composto essencialmente pelos jogadores participantes e por alguns atletas nacionais -, bem como a inexistência de qualquer referência publicitária nas Caldas a este grande evento.

Após o termo do jogo de pares, fomos almoçar no restaurante Joanita, ali bem perto da sede da FPB. Uma sopinha de peixe, carne grelhada, e um tinto regional. Ainda houve quem acompanhasse os excelentes doces com uma Ginginha...

Após o almoço, ainda antes de iniciarem os jogos da tarde, a Federação teve a gentileza de nos mostrar as excelentes instalações que possui.
Perto das 16.00h lá fomos ver os restantes jogos. Mais uma vitória da japonesa, agora frente a uma inglesa, exclentes jogos de pares.
Foi um dia extraordinário. Execelente jogos, ambiente do pavilhão, apesar de tudo, muito agradável, e ambiente dos altetas do CBE excepcional! Temos um grupo fantástico! Divertido, com esprito de companheirismo, responsável, envolvido e participante. 5 Estrelas!

20 de março de 2008

Gripe das aves provoca crise na produção de volantes


Segundo uma notícia de 7 de Fevereiro do site indiano NDTV.com (New Delhi Television Limited) terá sido cancelado um estágio da Selecção Nacional Indiana em Goa, devido à inexistência de volantes suficientes, devido a suposta crise na produção de volantes, directamente relacionada com a gripe das aves.

No entanto, representante da famosa marca Yonex na Índia apressou-se a admitir estar com um stock reduzido, garantindo no entanto que o mesmo não se encontrava esgotado. Ainda segundo a NDTV, a Yonex terá proposto que a Associação de Badminton da Índia (BAI) não cancelasse o estágio, podendo adquirir volantes importados, por um preço ligeiramente superior.

Também segundo notícias da Yonex Portugal, de facto terão existido alguma dificuldade no fornecimento de volantes, o que se pode ficar a dever a este facto ou a alterações para hábitos de consumo de aves ligeiramente mais jovens, sendo que tal situação já teria sido devidamente ultrapassada pela marca.

16 de março de 2008

Centro de Alto Rendimento de Badminton nas Caldas

Durante os Internacionais de Portugal, Fernando Costa, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha assegurou que a concretização do Centro de Alto Rendimento estará "pronto dentro de um ano e meio".

De visita ao Pavilhão Rainha Dona Leonor para assistir aos encontros decisivos dos Campeonatos Internacionais de Portugal, Fernando Costa, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, falou no grande projecto para a modalidade: "O facto da Federação Portuguesa de Badminton ter sede nas Caldas da Rainha e de ter trazido os melhores atletas mundiais para a cidade contribuiu, decisivamente, para que, com o apoio da secretaria de estado do Desporto e do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), avançássemos para o Centro de Alto de Rendimento, que deverá estar pronto dentro de um ano e meio".

Quem esteve no Pavilhão Rainha Dona Leonor pode já apreciar a maquete do projecto final, que sofreu evoluções desde a sua projecção inicial.

Excelente noticia para o badminton nacional, que esperemos não se fique por promessas de politicos...

Internacionais de Portugal - Resultados

O indiano Anand Pawar e a japonesa Kaori Imabeppu, que derrotou Telma Santos nos quartos-finais, venceram, em singulares, a 43ª edição dos Campeonatos Internacionais de Portugal em Badminton, que decorreram nas Caldas da Rainha.

Eis os resultados:

Singulares Homens
Anand Pawar (Índia) 2–0 Carl Baxter (Inglaterra), 21-15 e 21-13

Singulares Senhoras
Kaori Imabeppu (Japão) 2–0 Xi Zhang (China), 21-13 e 21-15

Pares Homens
Ruud Bosch (Holanda) / Koen Ridder (Holanda) 2–0 Rupesh Kumar (Índia) / Sanave Thomas (Índia), 21-19, 22-20

Pares Senhoras
Jiani Cai (China) / Xi Zhang (China) 2–0 Mariana Agathangelou (Inglaterra) / Gabrielle White (Inglaterra), 21-17 e 21-14

Pares Mistos
Yi Zhang (China) / Jiani Cai (China) 2–0 Chris Adcock (Inglaterra) / Gabrielle White (Inglaterra), 21-14 e 21-11

Exibindo um claro domínio ao longo de todo o encontro, o indiano Anand Pawar (101.º mundial) impôs-se, categoricamente, ao inglês Carl Baxter (41.º europeu e 103.º mundial), por 21-15 e 21-13, na final de Singulares Homens. "Foi surpreendentemente mais fácil do que esperava. Sabia que ia jogar com um adversário forte e pensei que fosse mais difícil. O objectivo para esta prova era chegar aos quartos-de-final ou meias-finais, mas acabei por ir até à final e vencer, por isso, estou satisfeito", disse Anan Pawar, na hora da consagração.

Na final de Singulares Senhoras, a japonesa Kaori Imabeppu (115.ª mundial) – jogadora que afastou a portuguesa Telma Santos nos quartos-de-final – fez uso da sua enorme agilidade para levar a melhor, por 21-13 e 21-15, sobre a «gigante» chinesa Xi Zhang, que acusou o desgaste acumulado com a presença na final de pares, – no primeiro encontro do dia – onde se sagrou vencedora.

Kaori Imabeppu realçou as dificuldades impostas pela adversária: "Estou muito feliz. Foi muito difícil, porque a chinesa é muito alta e fez-me correr muito". Apesar do grande nível que apresentou nas Caldas da Rainha, a «pequena» Imabeppu não poderá exibir-se nos Jogos de Pequim 08. "Só vão três japonesas e eu não estou entre elas", referiu.
Finais

Na perspectiva de João Matos, Presidente da Federação Portuguesa de Badminton (FPB), o saldo da participação portuguesa nos Campeonatos Internacionais das Caldas da Rainha é positivo, destacando o nível competitivo da prova.

"A participação dos nossos melhores atletas foi positiva. Estiveram aqui participantes de alto nível, oriundos de 34 países. Tivemos portuguesas nos quartos-de-final, a Telma [Santos], em singulares, a Filipa [Lamy] e a Vânia [Leça], em pares. Foi bom. Objectivo cumprido, estamos satisfeitos", sintetiza o Presidente da FPB.

Com os Jogos Olímpicos na mira, João Matos destaca "as três atletas portuguesas [Filipa Lamy, Telma Santos e Ana Moura] que ainda competem para chegar a Pequim 08, onde estarão as 36 melhores atletas do Mundo".
(Fonte: FPB)

11 de março de 2008

Divulgação do CBE junto do Desporto Escolar

O CBE desenvolveu em Fevereiro duas actividades de divulgação junto do Desporto Escolar.

Assim, estivemos presentes em no Torneio de Juvenis (Escola Secundária Gabriel Pereira) e no Torneio de Infantis (Escola Secundária Severim de Faria), com o nosso roll-up e com a distribuição de folhetos, falando também com os professores responsáveis no sentido de dar a conhecer o Clube, sensibilizando os mesmos para que alguns jovens possam aprofundar a prática de badminton no CBE.
O resultado já se está a fazer sentir, tendo ingressado alguns jovens no CBE desde então, vindos do Desporto Escolar. O caminho faz-se caminhando...

De 13 a 16, vamos todos às Caldas!


Começam já na quinta-feira, dia 13, os 43º Campeonatos Internacionais de Portugal Yonex, em Caldas da Rainha, tendo as finais marcadas para o Domingo, dia 16 de Março.

A Federação empenha-se em brilhar com a realização deste torneio, e é um prazer, e um dever, todos os atletas de badminton assistirem!

A modalidade necessita de ganhar um novo fôlego, com público nos pavilhões, com participação, com o empenho de todos, com organização, com mediatização, com alegria! Não basta só dizer mal. É preciso participar, sugerir, ajudar a construir, ver o que de positivo se faz.

O CBE, à sua escala, faz a sua parte, divulgando os Internacionais aqui, e organizando uma excursão para os seus atletas poderem assistir.

Vamos todos às Caldas, e não se esqueçam que foram convocados pela Federação Portuguesa de Badminton os atletas; Ana Moura, José Pedro Sousa, Miguel Jardim e Nuno Santos do CSMa; Cláudia Figueira, Helena Pestana e Telma Santos do GDE; Marco Vasconcelos e Vânia Leça do UDS.

5 de março de 2008

Blogs do José Bento e do Prof. Fernado Gouveia

Mais dois importantes contributos para a divulgação e reflexão do badminton em Portugal.

O nosso amigo José Bento (Meritorious Service Award da IBF e Sócio de Mérito com Distinção da FPB) acabou de apresentar o seu blog. Nele podemos apreciar o seu percurso pessoal enquanto atleta de excelência de badminton, e simultaneamente, ficar com mais um pouco da história desta modalidade desde há largos anos.

Para além disso, apresenta também artigos de opinião sobre a nossa modalidade, que bem merecem ser lidos. Vejam em: http://josebento00.blogspot.com/

O Prof. Fernando Gouveia, também Sócio de Mérito com Distinção pela FPB, já desenvolveu o seu blog há mais algum tempo, desde Janeiro de 2008. "O Badmintonista", assim se intitula o blog.

Podem vê-lo em http://fernando-gouveia.blogspot.com/.

Tem vários artigos sobre o Desporto Escolar, definindo o seu blog como "exclusivamente dedicado aos escalões de formação, pretendendo-se assim, criar condições para que os jovens praticantes usufruam de um espaço, que lhes proporcione algum protagonismo e informações tornando públicas as suas mais importantes prestações".

Dêm uma espreitadela que vale bem a pena.

All England Championship ao vivo na internet


A federação inglesa de badminton, Badminton England, lançou um novo projecto que permitirá a todos os fãs de badminton acompanhar em tempo real, na internet, o decorrer do prestigioso All England Championships. Para tal basta ir a http://www.planetbadminton.tv/. Boa malha!