8 de maio de 2008

Muitos blogues ??? Tenham juízo!!


O CBE já aqui chamou à atenção para um aspecto que nos parece fundamental para o desenvolvimento da modalidade em Portugal: a Informação e a Mediatização.

Parece que em Guimarães alguém questionou, pela negativa, suponho, a existência de tantos blogues! Incrivel!

Haja informação! Haja blogues! Haja divulgação !Haja alguém que fale do badminton nacional, dos seus atletas, das suas iniciativas, dos seus problemas, etc, etc!

Ao menos agora sabemos quem ganhou o Campenonato Nacional de Não Seniores, sabemos quem ganhou o Campeonato do Mundo de Universitários, sabemos novidades sobre o Desporto Escolar; sabemos que os tapetes da federação saem - mais que uma vez por ano - da garagem; conhecemos novos clubes; sabemos o percurso dos nossos altetas ao nível internacional; discutimos politicas de desenvolvimento da modalidade; questionamos; temos a possibilidade de divulgar a modalidade para todos aqueles que a querem conhecer! É que na página oficial da FPB não sabemos nada...

Na minha opinião falta ainda uma outra componente: a Mediatização!
Quem, para além dos badmintonistas, como lhe chama o Prof. Fernando Gouveia, sabe quem é o Pedro Martins ? ou a Ana Moura? ou o Marco Vasconcelos? ou o Alexandre Paixão ?
A Filipa Lamy, e o Daniel Moura, têm sido dos poucos que se têm esforçado por isso! Página web propria e constante envio de notas de imprensa para a comunicação social, com repercusão nos Jornais desportivos e com algumas entradas na Televisão.
Mas... e de resto? Veja-se o retorno mediático que, por exemplo, os Internacionais de Portugal não tiveram!
Segundo me constou, existe a possibilidade da FPB estabelecer protocolo com a RTP2 para obter 15 min semanais - ou mensais? - para divulgar a modalidade. A RTP não cobra o espaço, apenas a FPB tem de pagar a produção destes 15 min. Porque a FPB não investe aqui? Porque não arranja umm parceiro?
Porque não se produz informação constante para os media? Notas de imprensa, convites a jornalistas, etc, etc...
Porque não se promovem "heróis" como o Pedro, ou a Filipa, ou a Ana, ou o Marco, ou o Alexandre ou tantos outros que fazem resultados fantásticos no badminton internacional?
É que, modalidade que não aparece nos Jornais e na TV não existe para o grande público!
Claro que é dificil ter gente nova na modalidade se ninguém a conhece! Claro que assim~continuamos a ter menos miudos nos treinos! Claro que assim os pavilhões estão vazios de público! Claro que assim ninguém investe na modalidade!
Muitos blogues ???? Tenham juizo!!

4 comentários:

Anónimo disse...

ganhem juizo...
E ja agora antes de escreverem pensem um bocadinho.

Anónimo disse...

viva o pessoal do blog.
voces tem feito grande trabalho, continuem, nao liguem a bocas parvas!!!
Abraços

Anónimo disse...

Além da falta de divulgação nos media que refere, a responsabilidade sobre a ideia do que é o badminton e o incentivo que é criado para o jogar, recai em grande parte sobre o desporto escolar.

O primeiro contacto com a modalidade, verifica-se, na esmagadora maioria dos casos, na escola secundária. Aí, os professores de educação física transmitem a ideia que a maioria das pessoas têm do badminton, isto é, de que se trata de um "desporto" do tipo "jogo de praia" para meninas; um jogo pouco vigoroso em que o objectivo é não deixar o volante (a que chamam pena) cair no chão (na areia da praia).

Sempre que tenho que explicar a alguém o que é badminton, tenho quase sempre de recorrer à imagem do ténis e/ou squash para poder enquadrar a modalidade. Quando descrevo o que é a modalidade, as pessoas ficam espantadas.

O desporto escolar tem tido um papel importante, porque é aí que os miúdos têm o primeiro contacto com a modalidade, mas muitas escolas têm queimado a modalidade. Só alguns alunos é que ficam interessados pela modalidade por terem tido mais facilidade em "acertarem" nos volantes.

A maior parte dos clubes em Portugal em pouquíssimos atletas; normalmente entre 6 a 15.

A Federação deveria começar a fazer acções de formação nas escolas com frequência. Assim a modalidade certamente iria evoluir bastante.

VS

Anónimo disse...

Concordo em absoluto. É junto dos mais novos que se deve começar a trabalhar, nomedadamente com o Desporto Escolar. A Federação deve apostar na formação de professores, até porque eles também estão interessados. Além disso a divulgação! É necessário existir um Plano Estratégico, com objectivos concretos, para divulgação da modalidade. E não é preciso ir muito longe, vejam o exemplo da Federação Espanhola, com o seu programa "vuela con el badminton".